arrowEm: Início → Notícias recentes  → GeNESS na mídia  → CLASSE é destaque em reportagem do Diário Catarinense 23/08/2017
Sobre o GeNESS
Identidade visual
Notícias recentes
Notícias antigas
CLASSE é destaque em reportagem do Diário Catarinense Imprimir
Escrito por iTrês Comunicação
Ter, 04 de Julho de 2006 03:49
ImageA iniciativa do Centro GeNESS no projeto que está classificando softwares livres educativos para serem utilizados pelos professores em escolas catarinenses foi destaque em reportagem do Diário Catarinense, nesta terça feira, dia 4 de julho. Escolas de Florianópolis como as estaduais Simão Hess e Getúlio Vargas já são beneficiadas pelo projeto CLASSE, em que crianças e adolescentes utilizam os programas educativos para apoiar o aprendizado da sala de aula.

Pré-escolar desperta para a informática
Projeto da UFSC entusiasma alunos e deve chegar a toda rede estadual
ARIADNE NIERO

A pequena Marta da Silva, cinco anos, mal esperou o término do recreio, ontem, para seguir para a sua aula preferida. Na sala de informática, a menina mostrou que domina os programas livres para computadores para a sua idade. O entusiasmo da aluna é fruto do trabalho de um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que adequou os softwares livres à realidade local e agora expande a instalação a novas escolas.

A aceitação foi tão positiva que depois da Escola Básica Simão José Hess, no Bairro Trindade, é a vez da Getúlio Vargas, do Bairro Saco dos Limões, também na Capital, receber os benefícios do projeto Classe, idealizado pela geração de novos empreendimentos em softwares e serviços livres da universidade.

Os alunos de graduação selecionaram 25 softwares educativos variados para auxiliar no ensino pedagógico do pré-escolar ao ensino médio. A previsão é colocar o sistema, implantado há dois anos na primeira escola, em toda a rede estadual, de acordo com o coordenador do programa, José Eduardo De Lucca.

O software Tux Paint é o preferido de Marta. Com tradução em português, ela aprende o alfabeto e trabalha a coordenação motora ao colorir desenhos na tela com o mouse.

Estudantes vão sugerir alterações no programa

Os próprios alunos da escola da Trindade vão sugerir alterações nos programas livres. As observações serão analisadas pela equipe da UFSC e implantadas até fim do ano.

A aplicação do projeto teve início pela adaptação dos computadores ao uso do sistema Linux. Os professores receberam curso de capacitação, sem despesa para as escolas. O primeiros beneficiados na escola da Trindade, foram as crianças até a quarta série do ensino fundamental.

- A partir de agora vamos incluir o restante - disse a professora Solange Gomes, da instituição que atende 1,5 mil alunos.

Contraponto
O que diz a secretária estadual de Educação, Elisabete Anderle
  • A secretária estadual de Educação, Ciência e Tecnologia, Elisabete Anderle, informou que já existe uma licitação para a aquisição de mais 4,5 mil computadores para informatizar algumas unidades de ensino e montar laboratórios em outras. Segundo Elisabete, falta apenas a assinatura do contrato e o pagamento da fatura com o fornecedor.
  • Até o mês de julho já queremos distribuir os 4,5 mil computadores e implantaremos os softwares necessários. Um dos principais objetivos desta gestão é informatizar todas as escolas da rede pública - explica Anderle.
  • A secretaria também informou que a falta de uma assistência técnica para a manutenção dos computadores deverá ser suprida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional. Ela reconheceu que em algumas regiões não existe um contrato para o serviço de assistência técnica. Isto porque alguns colégios, apesar de estarem equipados com computador, não têm serviço de manutenção.

Parceria com Estado é acertada

O Estado ainda negocia parceria com a UFSC para a implantação do sistema em todas as escolas.

A negociação deixa aberta a participação de novas entidades no desenvolvimento de softwares educativos livres. De acordo com o assessoria de informática da secretaria de Educação, o Estado finaliza os contatos para a implantação destes softwares livres nas escolas.

Segundo a assessoria, cada instituição pode obter recursos próprios para a aplicação do Windows em seu sistema, de forma a preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Das 1,3 mil escolas estaduais, cerca de mil estão conectadas à Internet. A partir do segundo semestre, 4,5 mil computadores serão distribuídos às instituições de ensino, segundo a assessoria de informática.

Projetos atuais

UNIVERCIENCIA
    Universo de Ciências

Outras iniciativas